Textos jornalísticos podem garantir o seu sucesso no ENEM: veja dicas

Em virtude de sua relevância social, os textos jornalísticos são bastante cobrados no Enem e é preciso ficar bastante atento à estrutura e à interpretação desses textos para garantir uma boa pontuação nas questões em que eles surgirem.
O que são e onde circulam os textos jornalísticos?
Textos jornalísticos são todos aqueles que têm o objetivo de comunicar, informar aos leitores a respeito dos mais variados assuntos, como política, economia, fatos verídicos e curiosidades. Eles são veiculados em diversos suportes, como jornais e revistas (impressos e digitais), blogs, sites, rádio e televisão, e são gêneros textuais bastante procurados e lidos por diferentes públicos, uma vez que alcançam diversos setores da sociedade e favorecem a difusão das informações atuais. Os objetivos desses veículos são: informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre determinada informação etc.
De maneira geral, ao desenvolver um texto jornalístico, o jornalista tem a função de transformar as informações a respeito de determinado fato/assunto e transmiti-lo, de maneira eficiente, a seus leitores. Para isso, eles utilizam algumas técnicas básicas para alcançar seu objetivo. Uma das técnicas utilizadas para iniciar a redação é responder às seguintes perguntas:
- O quê? (qual o fato ocorrido?)
- Quem? (quais pessoas estão envolvidas no fato ocorrido?)
- Quando? (dia/horário em que ocorreu o fato)
- Onde? (local em que ocorreu o fato)
- Como? (de que maneira ocorreu o fato)
- Por quê? (se estiverem evidentes, quais são as causas do fato ocorrido)
Linguagem em Textos Jornalísticos
Os textos jornalísticos são redigidos em prosa. A linguagem deve ser objetiva, simples, imparcial e deve estar alinhada à norma-padrão da língua. O texto jornalístico apresenta frases e ideias sucintas, e os períodos são construídos geralmente na ordem direta (sujeito + verbo + complementos e adjuntos adverbiais). A linguagem é essencialmente denotativa, ou seja, possui um único sentido, sem margens para dupla interpretação e/ou outras formas de ambiguidades.
Gêneros textuais jornalísticos
Como existem variados gêneros textuais jornalísticos, é bastante comum a abordagem de pelo menos dois ou três gêneros no Enem, os quais são utilizados como referência para a resolução das questões objetivas. Tendo isso em vista, realizamos um levantamento a respeito dos gêneros textuais mais recorrentes no Enem nos últimos cinco certames. Confira:
Notícia
A notícia é um relato impessoal sobre algum fato. Esse gênero textual tem função referencial (informativa) da linguagem. Há algumas maneiras de escrever uma notícia, e algumas delas são a partir de:
- Sequências narrativas: Narrativa curta a respeito do fato ocorrido;
- Sequências descritivas: Descrição mais detalhada dos fatos ocorridos;
- Sequências explicativas: Explicações específicas a respeito do fato ocorrido.
Observe alguns exemplos:
- O prêmio da Mega-Sena está novamente acumulado e apostadores passam a madrugada nas filas em frente às casas lotéricas para garantirem suas apostas até a meia-noite desta terça-feira.
- Os sete detentos que tentaram fugir do presídio de Lage Alto, no interior de Minas Gerais, foram ouvidos na quarta-feira pelo delegado responsável pelo caso.
Artigo de Opinião
O Artigo de Opinião tem o objetivo de informar a respeito de algum assunto e manifestar o posicionamento do articulista (autor do texto) a respeito dos fatos.
Editorial
O Editorial também tem o objetivo de informar os leitores a respeito de determinado assunto e exprimir o parecer do veículo de comunicação sobre os fatos.
Crônica
A Crônica é um relato de fatos do cotidiano e carrega a subjetividade/análise do cronista (autor da crônica) a respeito do assunto.
Veja agora algumas etapas pelas quais passam os textos jornalísticos durante seu desenvolvimento:
- Pauta: Seleção do assunto;
- Apuração: Seleção e verificação da veracidade das informações;
- Redação: Organização textual das informações;
- Edição: Ajustes de espaço e revisão da linguagem;
- Publicação: Veiculação do texto em algum suporte (jornais, revistas, sites, blogs etc.).