Educação

Textos jornalísticos podem garantir o seu sucesso no ENEM: veja dicas

03/11/2016 - 21h00Por: Redação Sulbahianews
enem

Em virtude de sua relevância social, os textos jornalísticos são bastante cobrados no Enem e é preciso ficar bastante atento à estrutura e à interpretação desses textos para garantir uma boa pontuação nas questões em que eles surgirem.

O que são e onde circulam os textos jornalísticos?

Textos jornalísticos são todos aqueles que têm o objetivo de comunicar, informar aos leitores a respeito dos mais variados assuntos, como política, economia, fatos verídicos e curiosidades. Eles são veiculados em diversos suportes, como jornais e revistas (impressos e digitais), blogs, sites, rádio e televisão, e são gêneros textuais bastante procurados e lidos por diferentes públicos, uma vez que alcançam diversos setores da sociedade e favorecem a difusão das informações atuais. Os objetivos desses veículos são: informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre determinada informação etc.

De maneira geral, ao desenvolver um texto jornalístico, o jornalista tem a função de transformar as informações a respeito de determinado fato/assunto e transmiti-lo, de maneira eficiente, a seus leitores. Para isso, eles utilizam algumas técnicas básicas para alcançar seu objetivo. Uma das técnicas utilizadas para iniciar a redação é responder às seguintes perguntas:

  1. O quê? (qual o fato ocorrido?)
  2. Quem? (quais pessoas estão envolvidas no fato ocorrido?)
  3. Quando? (dia/horário em que ocorreu o fato)
  4. Onde? (local em que ocorreu o fato)
  5. Como? (de que maneira ocorreu o fato)
  6. Por quê? (se estiverem evidentes, quais são as causas do fato ocorrido)

Linguagem em Textos Jornalísticos

Os textos jornalísticos são redigidos em prosa. A linguagem deve ser objetiva, simples, imparcial e deve estar alinhada à norma-padrão da língua. O texto jornalístico apresenta frases e ideias sucintas, e os períodos são construídos geralmente na ordem direta (sujeito + verbo + complementos e adjuntos adverbiais). A linguagem é essencialmente denotativa, ou seja, possui um único sentido, sem margens para dupla interpretação e/ou outras formas de ambiguidades.

Gêneros textuais jornalísticos

Como existem variados gêneros textuais jornalísticos, é bastante comum a abordagem de pelo menos dois ou três gêneros no Enem, os quais são utilizados como referência para a resolução das questões objetivas. Tendo isso em vista, realizamos um levantamento a respeito dos gêneros textuais mais recorrentes no Enem nos últimos cinco certames. Confira:

Notícia

A notícia é um relato impessoal sobre algum fato. Esse gênero textual tem função referencial (informativa) da linguagem. Há algumas maneiras de escrever uma notícia, e algumas delas são a partir de:

  • Sequências narrativas: Narrativa curta a respeito do fato ocorrido;
  • Sequências descritivas: Descrição mais detalhada dos fatos ocorridos;
  • Sequências explicativas: Explicações específicas a respeito do fato ocorrido.

Observe alguns exemplos:

  • O prêmio da Mega-Sena está novamente acumulado e apostadores passam a madrugada nas filas em frente às casas lotéricas para garantirem suas apostas até a meia-noite desta terça-feira.
  • Os sete detentos que tentaram fugir do presídio de Lage Alto, no interior de Minas Gerais, foram ouvidos na quarta-feira pelo delegado responsável pelo caso.

Artigo de Opinião

O Artigo de Opinião tem o objetivo de informar a respeito de algum assunto e manifestar o posicionamento do articulista (autor do texto) a respeito dos fatos.

Editorial

O Editorial também tem o objetivo de informar os leitores a respeito de determinado assunto e exprimir o parecer do veículo de comunicação sobre os fatos.

Crônica

A Crônica é um relato de fatos do cotidiano e carrega a subjetividade/análise do cronista (autor da crônica) a respeito do assunto.

Veja agora algumas etapas pelas quais passam os textos jornalísticos durante seu desenvolvimento:

  • Pauta: Seleção do assunto;
  • Apuração: Seleção e verificação da veracidade das informações;
  • Redação: Organização textual das informações;
  • Edição: Ajustes de espaço e revisão da linguagem;
  • Publicação: Veiculação do texto em algum suporte (jornais, revistas, sites, blogs etc.).

Deixe seu comentário