Homenagem

43ª CIPM passa a ter como denominação histórica o nome do Sargento Nilton Passos, morto em serviço

30/07/2025 - 16h06Por: Sulbahianews

A 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) homenageou, nesta quarta-feira, 30 de julho, o Sargento PM Nilton Passos, morto em serviço no ano de 1997, passando a adotar oficialmente seu nome como denominação histórica da unidade. A cerimônia foi marcada por uma Parada Geral realizada na sede da 1ª Igreja Batista de Itamaraju, presidida pelo comandante da companhia, major PM Coutinho.

Durante o evento, a unidade também prestou homenagens a servidores da Prefeitura Municipal, Jonas Vieira Lima Filho e Welterlan Santos Queiroz, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na revitalização estética da sede da 43ª CIPM.


Em um momento de forte emoção, o major Coutinho entregou à família do Sargento Nilton Passos uma placa de homenagem, transcrevendo o reconhecimento oficial publicado no Boletim Geral Ostensivo da PMBA, que registra o nome do militar como Denominação Histórica da 43ª CIPM.

Sgt Nilton Passos foi morto em 1997, durante um ataque a uma agência do extinto banco Baneb, enquanto estava de serviço no bairro Cidade Baixa, em Itamaraju. Agora, o quartel da unidade militar passará a levar seu nome como forma de homenagem à sua dedicação e exemplo de comprometimento com a corporação.

A cerimônia também celebrou os aniversariantes dos meses de junho e julho, além de reconhecer os Policiais Militares padrão dos meses de maio e junho: capitão PM Bohana, tenente PM Vanessa, sargento PM RR/C Fiúza e sargento PM Anerlei, que receberam seus respectivos certificados.

Na sequência, o capitão Bohana apresentou os índices de produtividade do primeiro semestre, considerados positivos para a companhia. Encerrando a solenidade, o major Coutinho agradeceu ao efetivo pelos resultados operacionais alcançados e comentou sobre uma portaria do Comando-Geral relacionada às intervenções de agentes da lei.

Posteriormente, já na sede da 43ª CIPM, foi realizado o descerramento da placa que oficializa o nome do Sargento Nilton Passos como Denominação Histórica da unidade, com a presença de familiares e colegas de farda. A solenidade foi finalizada com o pronunciamento do major Coutinho, encerrando a Parada Geral.