40 anos de Teixeira: série especial ‘Ateliê Memória’ revela origens da cidade por Domingos Cajueiro

O Sulbahianews dá início hoje à série especial ‘Ateliê Memória – De volta à história de Teixeira de Freitas’, um projeto que tem como proposta, revisitar as origens do município a partir da memória de seus moradores mais antigos. A cada episódio, histórias marcantes, curiosidades e retratos de época trarão à tona a construção coletiva da identidade teixeirense.

A estreia da série é marcada pelo depoimento emocionante de Domingos Cajueiro Correia, um dos filhos de Isael de Freitas Correia, falecido aos 95 anos e reconhecido como um dos pioneiros da região. Em conversa com historiadores e ao lado da filha, Aline Prates, Cajueiro compartilha registros fotográficos e relatos que ajudam a compreender o passado de Teixeira de Freitas.
Cajueiro relembra sua infância marcada pelo trabalho no campo. Aos oito anos, já acompanhava os pais na roça. Com apenas 11, fazia o transporte de leite a cavalo — do trevo da BR-101 até o centro da cidade — nas primeiras horas da manhã, conciliando a atividade com os estudos no período da tarde.Em 1969, se mudou para Caravelas para cursar o ginásio, já que o então povoado de Teixeira de Freitas ainda não oferecia esse nível de ensino. Retornou em 1971 e, em 1976, formou-se em contabilidade no Centro Educacional Professor Rômulo Galvão, integrando a primeira turma de contadores da cidade.
No ano seguinte, Cajueiro inscreveu-se para a Polícia Rodoviária Federal, tornando-se o primeiro PRF oriundo de Teixeira de Freitas, um feito que marca sua trajetória de pioneirismo e compromisso com a cidade.
A série Ateliê Memória será publicada pelo Sulbahianews até o dia 9 de maio, com novos episódios que resgatarão histórias sobre festas tradicionais, personalidades marcantes, fatos curiosos e detalhes sobre a evolução urbana e social do município.
A memória oral tem sido, por séculos, o fio condutor da história de muitos povos. Resgatá-la é um ato de preservação e valorização de nossas raízes.
Acompanhe o Sulbahianews e viaje conosco pela história de Teixeira de Freitas.