História

1ª eleição em Teixeira: emancipação e intervenção do exército – Fatos Históricos parte III

27/09/2022 - 10h20Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Dando continuidade ao Especial que conta os fatos históricos de Teixeira de Freitas, o Sulbahianews mostra neste artigo como foi realizada a primeira festa agropecuária e a eleição do primeiro prefeito.

Na semana passada, foi contada a história do surgimento do nome de Teixeira de Freitas, que foi em homenagem ao baiano e estatístico dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas, idealizador e organizador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao final de 1970, Teixeira contava com uma população de oito mil habitantes. 10 anos depois, foi implantada a BR-101, o povoado cresceu, tendo mais de 40 mil habitantes, se tornando no maior polo industrial, comercial e habitacional da região naquela época.

Em 1974 foi realizada a primeira Exposição Agropecuária. Um grande evento montado para mostrar o potencial da futura cidade. Neste ano, Teixeira contou com a visita de Alysson Paolinelli – ministro da Agricultura do governo Geisel.

Em 15 de novembro de 1984, foi realizado o plebiscito onde os moradores dos dois lados, Alcobaça e Caravelas, expressaram o desejo de emancipação e não depender mais das cidades-sedes.

No ano seguinte, houve uma eleição para prefeito e disputaram o cargo Francistônio Pinto e o atual prefeito, Timóteo Alves de Brito. Na época, um jornal noticiou um clima de terror durante a campanha eleitoral.

Duas pessoas morreram durante a campanha e, para evitar mais violência, a juíza Neuza Maria Oliveira Nascimento requereu ao TRE o envio de Tropas Federais no dia da eleição que resultou da vitória de Timóteo.

Em janeiro de 1986, Timóteo foi empossado prefeito da cidade recém-emancipada, na primeira sessão da Câmara, realizada no Clube Jacarandá. Nesta época, o povoado já contava com 50 mil habitantes.

Depois de Timóteo, administrou a cidade o senhor Francistônio Pinto- (1989-1992), na sequência, Timóteo retornou à prefeitura nos anos de 1993 a 1996, depois Wagner Mendonça (1994- 2000/ 2001-2004), Padre Apparecido Staut (2005-2008/ 2019-2012), de 2013 a 2017- o médico João Bosco Bittencourt, e, agora, Teixeira com mais de 150 mil habitantes, tem, novamente, Timóteo Brito, como chefe do executivo municipal.

Quer saber mais sobre a história de Teixeira? Acompanhe o especial da próxima semana.

Fonte e imagens:

Daniel Rocha.

Historiador

Tirabanha.blogspot.com


Deixe seu comentário
Coluna
Fatos Históricos

Domingos Cajueiro Correia, de 65 anos, é o primeiro policial rodoviário a se formar no município. Ele faz parte de uma família que leva consigo a história de Teixeira de Freitas, desde quando era um pequeno povoado até a sua criação, e que contribuiu para o desenvolvimento do município. Hoje, além de atuar nas rodovias, ele dedica seu tempo para contar relatos narrados por seus familiares. Aproveitem este espaço que vai mostrar curiosidades que muitos teixeirenses desconhecem.

Veja mais textos