Reivindicação

“Zulma, cadê o dinheiro da ABC do O?”, protesto toma ruas de Itanhém

13/12/2017 - 15h33Por: Medeiros dia a dia

Sabendo da situação de abandono em que a administração Zulma Pinheiro deixou a Associação Beneficente Casa do Oleiro – ABC do O, uma das instituições beneficentes mais respeitadas do município de Itanhém, pais e responsáveis dos 150 alunos organizaram um protesto, na manhã desta quarta-feira, 13 de dezembro.

A decisão foi tomada após uma reunião de pais de alunos, ocorrida na última segunda-feira, 1, onde os pais questionaram como o projeto estava funcionando, uma vez que prefeitura não realizou nenhum repasse de verbas, desde de que a prefeita assumiu o comando do município.

Mesmo debaixo de chuva, pais, alunos, professores e apoiadores da ABC do O saíram em protesto, reivindicando os recursos do FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que já foram deliberados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) desde do final de 2016 e no início de 2017 (quase um ano) e, até a presente data, o projeto se manteve funcionando apenas com base na credibilidade e apoio dos fornecedores, visto que  a instituição atua na sociedade e compra no comércio local há quase 13 anos.

O protesto iniciou no Fórum local, onde os manifestantes foram recebidos pelo Promotor que, entre demais orientações, garantiu que já foi instaurado um processo investigativo. Encerrada a conversa com o Promotor, o protesto seguiu até a prefeitura, onde os participantes da “Camerata da ABC do O” chegaram cantando e tocando violinos, na esperança de conversar com a prefeita, para pedir que ela tome as medidas necessárias para liberar os repasses, porém, como sempre, ela não se encontrava no local.

Com gritos como “Zulma, cadê o dinheiro da ABC do O?”, “precisamos de você!”, “cadê você, Zulma?”, os manifestantes foram recebidos pelo chefe de gabinete e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, que não souberam dar explicações sobre a negativa dos repasses ao projeto.

Em praticamente um ano de gestão, a prefeita Zulma Pinheiro não tomou as medidas necessárias, juntamente com a gestora do Fundo da Criança, a senhora Eliane Serra, para que acontecesse o repasse para o projeto em 2017, sendo assim, até a presente data, nem os fornecedores receberam pagamento, nem os educadores e trabalhadores do projeto receberam seus salários.

A ABC do O já encaminhou todos os procedimentos necessários mas, até o momento, não teve nenhuma resposta.

Nos quase 13 anos de portas abertas para a comunidade itanheense, a ABC do O (Associação Beneficente Casa do Oleiro) vem desenvolvendo atividades como reforço escolar, artesanato, palestras, atividades socioeducativas, música entre outras tantas ações.

A sociedade de Itanhém segue aflita aguardando a resposta da prefeita Zulma que, desde que assumiu, fechou escolas e acabou com projetos, como a AABB Comunidade.


Deixe seu comentário