Curiosidade

Você provavelmente tem herpes, mas não sabe

cats
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), qualquer pessoa pode ter herpes. O vírus é altamente infeccioso, então não olhe torto caso algum parceiro ou parceira diga que tem herpes.

21/01/2017 - 06h00Por: SulbahiaNews/SiaraOliveira

A notícia divulgada pelo Daily Mail. A OMS, dois terços da população tem herpes, mais de 3,7 bilhões de pessoas com menos de 50 anos possuem o vírus tipo 1 (HSV-1), mais associado ao herpes labial.

Ainda segundo a Organização, 417 milhões, na faixa dos 17 aos 49 anos, carregam o vírus tipo 2 (HSV-2), que com frequência provoca feridas nos órgãos genitais.

É importante lembra que, embora o HSV-2 seja a causa mais comum de herpes genital, ambos os vírus podem provocar doença sexualmente transmissível.

Segundo especialistas, isso acontece principalmente nos países mais ricos. Isso ocorre, porque as taxas na infância diminuíram, devido a hábitos de higiene, porém, quando jovens, eles se tornam expostos quando começar a praticar sexo oral.

O vírus pode ficar latente durante anos e as feridas só vão aparecer se houver uma baixa no sistema imunológico, que pode ser causado por estresse, infecções ou alterações hormonais. Entretanto, a maioria dos infectados nunca vai desenvolver qualquer sintoma.

Vale ressaltar que, a transmissão ocorre com mais facilidade quando há feridas na boca ou nos genitais, mesmo que sejam muito discretas. Mesmo assim, há risco de contrair o vírus de alguém que não apresente sinais, por toques, beijos, compartilhamento de batons, escovas de dente, lâminas de barbear, toalhas ou talhares.

Outro fator muito importante, e que muitas pessoas não sabe, é que o HSV-2 pode aumentar o risco de contrair e transmitir o vírus da Aids. Por isso é importante usar preservativo, mesmo durante o sexo oral.

De acordo com a OMS, ainda não existe vacina contra herpes vírus, nem tratamento definitivo, há apenas o uso de medicamentos para controlar as crises.


Deixe seu comentário