Teixeira
de freitas

UNEB promove debate entre candidatos, Marta e Temoteo não comparecem

img_5010
27/09/2016 - 11h40Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Marta Helena e Temoteo Brito, candidatos à prefeitura municipal de Teixeira de Freitas não compareceram no debate promovido pelo corpo acadêmico da UNEB Campus X, que aconteceu na noite desta segunda-feira, 26 de setembro.

A comissão formada por professores e alunos da Universidade enviou ofício para todos os candidatos, mas somente Caio Checon, João Bosco Bittencourt, Márcio Andrade e Tarcísio Gama compareceram.

Temoteo Brito e Marta Helena justificaram as ausências. A candidata disse que tinha outra atividade agendada e Temoteo alegou viagem a Salvador.

img_4963

O debate foi transmito ao vivo por uma emissora de rádio local e teve duração de aproximadamente 2 horas e meia. Além da sala lotada, uma multidão acompanhou o discurso do lado de fora do auditório.

O debate teve como objetivo promover um espaço para democracia, onde cidadãos acadêmicos tiveram a oportunidade de questionar os candidatos sobre suas propostas para a cidade.

Para a professora Minervinda, coordenadora do evento, a Universidade pública cumpre seu papel com a missão política do ensino superior, tornando o pedagógico mais político e o político mais pedagógico.

No debate, cada candidato teve cinco minutos para se apresentar. Por ordem alfabética, cada um destacou os pontos importantes que segundo eles são cruciais para uma boa gestão.

Na sequência, por sorteio, cada candidato fez uma pergunta para seu oponente. O Sulbahianews acompanhou o debate e reservou alguns trechos mais importantes, reveja:

img_4967

Márcio perguntou ao atual prefeito Dr. João a respeito da usina de asfalto comprada na época em que o falecido Padre Apparecido foi prefeito.

– João Bosco respondeu que para utilizar a usina é necessário produzir em média 100 toneladas de asfalto, e o município no momento não tem verba suficiente para custear a obra, mas afirmou que se reeleito for, buscará recursos para produzir asfalto em larga escala e assim reativar a usina.

img_4964

Caio Checon também direcionou sua pergunta a João Bosco, questionando sobre a obra do PAC e a demora de chegar até os bairros São Lourenço, Liberdade e outros.

– Em sua resposta, o candidato argumentou que a obra para solucionar definitivamente o problema de saneamento básico leva muito tempo, e frisou magnitude da obra que está sendo feita e ressaltou a existência da verba avaliada em milhões para concluir mais da metade das obras.

img_4972

Em sua vez, João Bosco questionou Tarcísio Gama sobre o PAC, e se eleito como ele pretende administrar a verba que o município já dispõe.

– Tarcísio disse que continuará com a obra e alcançará as localidades que puder, e que durante seu mandato sua preocupação maior será saúde e segurança pública.

img_4968

Já Tarcísio direcionou sua pergunta para Caio, ao questionar o candidato sobre segurança pública. Teixeira de Freitas é uma cidade que apesar de bastante desenvolvida o índice de violência ainda é bastante gritante.

Caio argumentou que o entorpecente é o grande fator para os homicídios, e que pretende expandir o policiamento e a educação, iluminação e horário para fechamentos de estabelecimentos comerciais que comercializam bebidas alcoólicas durante a semana.

Depois de uma extensa linha de perguntas e respostas entre si, os candidatos responderam as perguntas dos acadêmicos presentes no auditório.

img_5005

Para Márcio, candidato do Padre Apparecido, um acadêmico perguntou sobre o plano de governo. O candidato destacou que saúde, educação, transporte público, meio ambiente sãos suas prioridade, mas se eleito buscará melhorar ainda mais a estrutura da cidade valorizando os servidores.

img_4982

Para Tarcísio, o público quis saber se eleito, o que ele pretende fazer em relação à carreira docente. “Valorizar a educação, criando novos meios e recursos para o corpo docente, dando prioridade ao bem estar da categoria”, disse.

img_4995

Já para Caio, os alunos quiseram saber se há propostas para a UNEB. “Sim, ouvirei as reclamações, mas farei de imediato alterações no transporte público que traz os alunos e promoverei mais segurança para o estudante”, argumentou o candidato.

img_4974

Finalizando com o Dr. João Bosco, um internauta perguntou sobre o Software que será utilizado em vídeo monitoramento. O atual prefeito lembrou-se de muitos projetos que criou para ocupar crianças e adolescentes e assim promover mais segurança, e em relação ao vídeo monitoramento, o candidato à reeleição frisou que já conseguiu o financiamento da obra, e que até ao término de sua gestão será concluída. “A prefeitura vai custear as câmeras e o governo vai pagar e monitorar utilizando o software inteligente que consegui com o governador do Estado para conclusão do projeto”.

O debate foi uma forma de colocar o eleitor mais próximo da política. Agora que conhece as principais propostas dos candidatos que comparecem ao evento, analise e vote consciente, antes de tudo lembre-se que este governará a cidade pelos próximos quatro anos.


Deixe seu comentário