Consaúde

Timóteo é reeleito presidente do Consórcio Regional de Saúde

07/11/2017 - 19h22Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

O prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito (PSD), foi reeleito presidente do Consórcio de Saúde (Consaúde) nesta terça-feira, 7 de novembro, em uma reunião com prefeitos da macrorregião do Extremo Sul com a presença da diretora de Planejamento Regional da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) Dra. Joana Molesini e do presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul, Léo Brito.

Além da eleição da presidência para o próximo biênio 2018/2019, na reunião desta terça, os prefeitos criaram o Conselho Fiscal e aprovaram o orçamento para ano de 2018, além da assinarem o contrato de Rateio e discutirem os ajustes para o funcionamento da Policlínica Regional, o primeiro equipamento do Consórcio que deverá ser inaugurada no próximo dia 17.

Consaúde

O Consórcio de Saúde foi criado ano passado com objetivo de equilibrar os custos e promover melhorias na prestação de serviços à comunidade.

Por meio do Consórcio, Teixeira de Freitas, considerada cidade polo do extremo Sul, que oferece serviços de média e alta complexidade e atende a toda a região, receberá a contrapartida de municípios vizinhos de forma proporcional à sua população. Além do custeio proporcional dos consorciados, o Governo do Estado entrará com a participação em 40% dos recursos necessários para o funcionamento do Consórcio.

A proposta é que o Consaúde funcione em rede. Uma novidade do projeto para a Policlínica, é a disponibilização de seis micro-ônibus para atender pacientes de toda região com rateio de custeio do Estado.

Além do extremo Sul, outros oitos consórcios já foram criados na Bahia, a meta é que, até 2018, mais de 5 milhões de baianos estejam sendo atendidos pelo projeto por meio das policlínicas regionais.


Deixe seu comentário