Tema:

Projeto Orquestrando Futuros chega ao Colégio Gilberto Cardoso

02/09/2016 - 16h12Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

O final da tarde da quarta-feira 31 de agosto foi um marco na vida dos alunos, professores, funcionários e da comunidade do entorno da Escola Municipal Gilberto Cardoso no bairro Monte Castelo em Teixeira de Freitas.

Foi realizada a aula inaugural do Programa Orquestrando Futuros (OrFs) que a partir de agora começa a ser implementado dentro das escolas de rede municipal. “Os Alunos já estavam ansiosos, e nós mais ainda porque com o Orquestrando Futuros aqui, nossos alunos com certeza serão outros e muito melhores. A música transforma para melhor o ser humano…” comentou a Professora Jilnete Santos, atual diretora da escola.

O Orquestrando Futuros é um programa de ações da Prefeitura Municipal, por meio da Secretária Municipal de Educação e do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED). Ele foi concebido como uma ferramenta para consolidação de uma educação integral e para aumento do desempenho escolar, além disso, tem sido instrumento de inclusão social e de transformação a partir da Educação Musical. Neste contexto, verdadeiros talentos têm sido evidenciados, com isso Teixeira de Freitas amadurece culturalmente em um processo protagonizado por crianças e adolescentes.

No último horário do turno vespertino os alunos foram convidados para irem a Quadra Coberta da escola e participarem da aula inaugural do Projeto para receberem as informações do funcionamento das aulas e os primeiros conhecimentos sobre música.

Porém, a equipe a frente do projeto foi surpreendida, “os alunos já sabiam que teriam um momento com o Maestro Orley e sua equipe, mas não imaginavam que seria um concerto somente para eles, e que iriam poder tocar na orquestra acadêmica no final, foi mais emocionante ainda” contou a Professora Edna Conceição Vice Diretora da Escola.

Após as primeiras explicações os alunos, toda equipe de professores e funcionários da escola foram convidados a colocar em prática o que havia aprendido. Sob tutela de outros alunos que já participam do OrFs os novos alunos participaram de execução da última obra musical tocada pela orquestra.

“Nós ensinamos a cada aluno que ele deve ser um multiplicador do conhecimento que ele recebe e compartilhar para que outros possam ter acesso e essa formação.” Argumentou o Maestro Orley Silva ao vibrar com a nova fase em que o Projeto se encontra.

“A partir de agora estaremos atuado diretamente dentro das escolas da rede municipal, foi para isso que o Orfs foi criado, para estar dentro de todas as escolas, e assim cada uma com sua orquestra e seu coro”, finalizou o maestro.

A aluna Lara Rodrigues do 9º ano, contou que tentou participar das atividades do Orquestrando Futuros no polo IBM, mas como era muito longe não teve condições de continuar. “fiquei muito triste quando não pude ir, mas agora a montanha veio a Maomé, não vou perder essa oportunidade”.

As atividades se iniciaram nesta quinta-feira, 1º de setembro, com o processo seletivo de inscrições e divisão de turmas.


Deixe seu comentário