Colheita

Projeto da Suzano realiza primeira colheita de maracujá em Nova Viçosa

29/12/2017 - 17h30Por: Sulbahianews/Ascom

A Suzano Papel e Celulose, maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina, anuncia a primeira colheita de maracujá do projeto Agricultura Comunitária da comunidade de Bela Vista, no município de Nova Viçosa (BA). A safra, que começou a ser cultivada em abril por 12 dos 34 participantes do projeto, já rendeu 30 toneladas de maracujá e gerou uma renda de aproximadamente R$ 50 mil no mês de novembro.

O projeto foi criado em 2012 pela companhia em mais de dez cidades do Maranhão e da Bahia. Os bons resultados estão presentes também na economia local, já que há uma movimentação na economia da região, com a geração de novos empregos e oportunidades de negócios. Cerca de 40 pessoas estarão envolvidas até o fim da colheita em Nova Viçosa, prevista para março de 2018.

As frutas colhidas são levadas a São Paulo para serem comercializadas em centros de distribuição de alimentos. A Associação de Bela Vista ainda firmou parceria para a venda do maracujá com a Associação de São José do Alcobaça (BA), que é beneficiária de doações de madeira da Suzano Papel e Celulose. Na região de São José são esperadas mais de 300 toneladas da fruta no início de 2018.

Além da área destinada ao cultivo, cedida em comodato, a Suzano também oferece madeira para as estacas dos maracujazeiros. Como forma de incentivo ao desenvolvimento social e fomento à economia local, o projeto atende pequenos produtores. Os participantes recebem acompanhamento técnico semanalmente e, a cada dois meses, são realizados treinamentos teóricos e práticos sobre cultivo, manejo, organização comunitária e sistemas produtivos de agricultura familiar. A Suzano Papel e Celulose também realiza análises do solo das áreas de plantio e faz doação de adubos e de todos os materiais necessários, de acordo com as especificidades identificadas em estudos realizados pela empresa.


Deixe seu comentário