Regional

Programa Parceria Votorantim pela Educação chega ao último ciclo em Alcobaça

07/12/2017 - 16h20Por: Sulbahianews/Fibria

As atividades do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), edição 2017, serão finalizadas nos próximos dias 8 e 11 de dezembro em Alcobaça (BA). Serão realizados dois eventos para apresentação das ações realizadas nas frentes de Gestão e de Mobilização, culminando com a premiação do vencedor regional do concurso “Desafio Criativos da Escola”.

A iniciativa do Instituto Votorantim, que este ano foi realizada em 52 municípios de 16 estados do Brasil, tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios com operações do Grupo Votorantim, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar e da mobilização social das comunidades. Na Bahia, o Grupo é representado pela Fibria. Iniciado em março em Alcobaça, o Programa contou com quatro ciclos, envolvendo frentes de Gestão e de Mobilização.

O primeiro evento de encerramento, de Boas Práticas de Gestão, será nesta sexta-feira (dia 8), às 9h, na Escola Eunice Jeronimo. Participarão gestores e dirigentes de educação, com o objetivo de compartilhar as aprendizagens e experiências vividas ao longo do ano nas frentes de gestão escolar e educacional, dando visibilidade às ações educativas promovidas para que possam servir de inspiração aos profissionais de educação da rede. O tema escolhido para ser trabalhado este ano com os gestores em Alcobaça foi “Avaliação participativa para melhoria da aprendizagem”.

Já no dia 11, a partir das 14h, acontece no Centro Educacional de Alcobaça (CEIA) o evento de celebração da Mobilização Social, que é uma ação organizada junto aos membros da mobilização local, com o apoio de setores sociais do município. Esta iniciativa visa comunicar à sociedade civil todas as ações educativas bem-sucedidas: seja na frente de mobilização, com destaque para as que focaram na revitalização e no fortalecimento dos Conselhos Escolares; seja na de gestão, com ênfase na avaliação diagnóstica, que contou com a participação das comunidades escolares.

Durante este evento, será também promovida uma feira cultural com apresentação dos 12 trabalhos inscritos no “Desafio Criativos da Escola”, atrações culturais e o anúncio do vencedor regional do concurso. “Serão momentos importantes de valorização dos participantes que se empenharam junto com seus educadores e que acreditam na transformação de suas escolas”, destaca a consultor de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios. O Instituto orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br


Deixe seu comentário