Teixeira
de freitas

Secretaria realiza revisão dos cadastrados do Programa de Glaucoma

24/08/2016 - 10h24Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas está promovendo atendimento para os inscritos no Programa de Glaucoma. O atendimento iniciou na segunda-feira, 22 de agosto, e vai até sexta-feira, 26, nas futuras instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Estima-se que mil pessoas cadastradas no programa compareçam para revisão e recebimento da medicação.

Na manhã desta quarta-feira, 24, o Sulbahianews conversou com a assessoria de comunicação da secretaria, que explicou o funcionamento do programa.

A cada três meses o médico oftalmológico, Dr. João Luiz, realiza avaliações nos pacientes já inseridos no programa e depois faz o encaminhamento para recebimento da medicação.

O glaucoma é um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico, ou seja, no nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro, que engloba vários fatores de riscos.

Por se tratar de uma doença delicada, é necessário esse acompanhamento contínuo. Ainda segundo explicações da Assessoria, a cada seis meses também são realizados exames para aqueles que ainda não estão inseridos no programa, eles são avaliados e de acordo com o grau de necessidade recebem a medicação adequada e participam do atendimento trimestral.

O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjoo e dor ocular intensa.

Aqueles que já foram diagnosticados com a doença ou tenha os sintomas relacionados, deverão procurar a secretaria de Saúde para inscrição nas próximas consultas.


Deixe seu comentário