Teixeira
de freitas

Secretaria de Saúde realiza entrega de uniformes aos Agentes de Endemias

19/07/2016 - 11h29Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

Na manhã desta última segunda-feira, 18 de julho, a secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas realizou a entrega de novos uniformes para os Agentes de Endemias do município. Os uniformes ajudarão na identificação e no acesso dos agentes de endemias no desenvolvimento das suas atividades no campo.

Foram entregues 87 kilts, sendo que cada um recebeu duas blusas, duas calças e um par de botas. O momento da entrega também foi aberto para um bate papo entre os agentes e o secretário de Saúde, Eujácio Dantas, onde foram abordadas algumas questões de operacionalidade do trabalho dos agentes.

O secretário ouviu todas as propostas, e se comprometeu em discuti-las como os coordenadores do setor de vigilância em saúde da secretaria para avaliar a viabilidade das mesmas.

O secretário disse ainda sobre a busca de cursos técnicos de formação na área de vigilância em saúde, direcionados aos agentes de endemias para capacita-los na sua área de atuação, bem como outros assuntos que estão sendo discutidos com o sindicato da categoria para que possa melhorar ainda mais as condições de trabalho e desenvolvimento de suas atividades.

Teixeira de Freitas passou por um período de epidemia de “Dengue” em 2013, que foi controlada após várias ações de emergenciais tomadas pela a gestão. Em 2014 e 2015, o município saiu da área de risco de uma nova epidemia em decorrência do conjunto de ações realizadas, entre elas, a contratação de mais agentes de endemias que saiu de 34 para 87 agentes.

Já neste ano de 2016 surgiram outras doenças virais transmitidas pelo mosquito “Aedes aegypti” no país inteiro, sendo elas a Zika e Chikungunya. Teixeira de Freitas apesar de ter evoluído o número de notificações e casos das doenças, no que se refere aos dois últimos anos, mantem o controle de focos do mosquito “Aedes aegypti”, graças ao trabalho continuo das ações, entre elas, a eficiência dos agentes de endemias juntamente com os demais trabalhadores em saúde da Atenção Básica, e a conscientização da população nas atitudes ao combate à proliferação do mosquito em recipientes que serve de multiplicadores das larvas, como também de outras ações de prevenção em suas residências e locais de trabalho.


Deixe seu comentário