Terapia
do riso

Alegroterapeutas, uma terapia de alegria nas unidades de Saúde em Teixeira

15/07/2016 - 11h29Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Cor, alegria e muita gargalhada, esta é a receita que um grupo de voluntários do Alegroterapeutas distribui em hospitais, centros de reabilitação e asilos de Teixeira de Freitas.

Com nariz de palhaço, música e teatro, os Alegroterapeutas vêm tentando mudar a difícil rotina das pessoas que convivem com tratamentos dentro do ambiente hospitalar, proporcionando momentos de alegria e descontração por meio de visitas semanais a pacientes, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

A iniciativa pioneira na região tem como objetivo, promover atividades que incentivem a humanização de ambientes hospitalares e assistência social através da terapia do riso e fortalecer as ações de responsabilidade social do IFA e da FASB.

Os Alegroterapeutas são um grupo de animadores formados por funcionários do IFA, FASB e voluntários da sociedade, que por amor, separam um tempo para fazer alguém rir.

Na tarde desta quarta-feira, 13 de julho, o Sulbahianews acompanhou o trabalho realizado na UMI, e conversou com Roger Tito, coordenador do projeto Alegroterapeutas pelo IFA (Instituto Francisco de Assis) e FASB (Faculdade do Sul da Bahia).

Roger explicou que o projeto é desenvolvido nos hospitais públicos e particulares no intuito de amenizar o sofrimento dos pacientes. Segundo ele, já foi comprovado cientificamente que a terapia do riso funciona, por isso, as instituições se uniram e criaram um grupo que visa o bem estar dos hospitalizados.

Além da UMI, o projeto também é apresentado no Hospital Municipal, Lar dos idosos, Hospital Sobrasa, Hospital São Paulo e Casa da Criança Renascer.

O grupo de Alegroterapeutas é composto por 30 pessoas que se revezam entre si durante a semana. Roger disse também, que no último dia 20 de junho, foi realizada uma oficina de formação, onde os integrantes do grupo fizeram treinamento com médicos, maquiador, teatro e música, para melhor atuar na ala hospitalar.

Quem tiver interesse em participar do grupo, basta acessar a Página do Facebook “Alegroterapeutas” e veja como ser um voluntário.


Deixe seu comentário