Cidades
baianas

Teixeira de Freitas recebe projeto de combate a violência contra a mulher

30/08/2016 - 10h36Por: Rede Bahia

Trinta cidades baianas que concentram grande número de feminicídios vão receber uma ação para fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência contra mulher. A iniciativa vai ser lançada pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), nesta terça-feira (30), em parceria com o Instituto Avon e com o apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM).

O projeto Caravana Cravos e Rosas na Paz! Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher visa sensibilizar a população em relação à violência contra as mulheres e fortalecer a rede especializada de atendimento local. “Nós fazemos campanhas anuais, mas precisávamos de algo mais permanente”. afirma a secretária da SPM-BA, Olívia Santana. “É preciso estabelecer ações que atinjam o imaginário coletivo, que eduque a população e que apresente a situação daquele município”, completa ela.

As cidades escolhidas estão entre as que têm maior número de feminicídios, com base na Mapa da Violência de Homicídio de Mulheres no Brasil, lançado em 2015. O mapa faz uma análise referente aos anos de 2010 e 2013, que aponta os municípios do interior do estado como os mais violentos. “Em Salvador tivemos sete casos de feminicidio para cada 100 mil mulheres, que já é um número alto. Em Porto Seguro, por exemplo, esse número foi para 17,4”, conta a secretária. 

O projeto terá duração de um ano, mas ainda não há uma ação prevista para a capital. A secretária afirma que a prioridade são os municípios da interior que estão com casos piores. “Vamos abordar também a violência de gênero que ocorre dentro e fora de casa”, ressaltou Olívia. No primeiro trimestre deste ano, a Bahia já contou com 576 casos de estupro.

Camaçari será a primeira a receber a Caravana, na quarta-feira (31), na Escola Professor Luís Rogério de Souza, das 9h às 16h. Serão realizadas atividades como a criação do Comitê Municipal de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher; reafirmação do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; a apresentação do pré-diagnóstico sobre a situação da violência contra a mulher do município; uma intervenção cultural; oficinas de gênero e violência contra a mulher e uma apresentação teatral.

Confira as cidades selecionadas:

Alagoinhas

Cachoeira – Muniz Ferreira, São Félix, Cruz das Almas

Camaçari – Dias D’Ávila

Eunápolis

Feira de Santana

Itabuna – Itacaré, Ibirapitanga, Ubaitaba

Jequié

Juazeiro

Lauro de Freitas

Mata de São João – Pojuca

Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália

Presidente Tancredo Neves

Simões Filho

Teixeira de Freitas – Alcobaça, Medeiros Neto, Nova Viçosa

Valença

Vitória da Conquista – Encruzilhada


Deixe seu comentário