Bahia

A Rede de Projetos Orquestrais Assume Nova Dimensão e Amplia suas Ações

24/08/2016 - 15h02Por: Sulbahianews/ICED

Como já dizia o provérbio, “se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo”. É nessa perspectiva que a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia foi criada, como um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva, para troca de experiências, capacitação em diversos âmbitos, da gestão à parte pedagógica, e principalmente para unir e fortalecer os projetos orquestrais do interior do estado da Bahia.

Uma das ações de articulação da Rede é o Encontro de Gestores, que está em sua 4ª Edição e aconteceu no Museu Solar Ferrão, entre os dias 18 a 20 de agosto de 2016, na cidade de Salvador- BA e reuniu 40 gestores de 35 projetos atuantes em 29 municípios e 18 territórios de Identidade da Bahia.

Representando o Extremo Sul da Bahia, O Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento – ICED membro e parceiro da Rede enviou sua equipe de Gestão para participar do encontro, Gislaine Romana Carvalho, Jéssica Rodrigues Gama, Amanda Brito Sena que tiveram a companhia do gestor da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia-Regional Extremo Sul o maestro Orley Silva e ainda o Projeto Dona Flora de Alcobaça. O Projeto Musicart de Porto Seguro e o IASA de Santa Cruz de Cabrália, enviaram seus gestores fortalecendo a representação do Sul da Bahia.

Durante o Encontro, mesas temáticas e oficinas apresentam experiências sobre mobilização de recursos financeiros – como a ferramenta do crowdfunding e uma introdução ao tema da Economia Criativa. Entre os convidados do IV Encontro de Gestores estão Sandro Magalhães, Superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura da Secretaria de Cultura (SECULT/BA), Ana Vilas Boas, Coordenadora Técnica da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (JUSTIÇA SOCIAL), Rowenna dos Santos Brito, Coordenadora de Educação Integral da Secretaria de Educação (SEC/BA), Rita Clementina, produtora e gestora cultural, e Fidelis Melo, representante do site Partio – Conquistas Culturais.

O objetivo central do IV Encontro de Gestores foi estabelecer um diálogo entre as políticas públicas em curso no campo da educação, do desenvolvimento social e da cultura e os projetos que atuam na área do ensino e da prática musical coletiva. “Nossa intenção é destacar quais aspectos dessas políticas dialogam com nossa área de atuação, e como o envolvimento direto dos gestores com estas políticas podem potencializar os projetos nos territórios onde atuam”, ressalta Adriano Cenci, coordenador da REDE de Projetos Orquestrais da Bahia.

O IV Encontro ficou marcado pela integração dos gestores e as atividades conjuntas que serão realizadas através de Grupos de Trabalhos, durante o ano até o próximo Encontro de Gestores. Além disso, foi formada uma comissão executiva para trabalhar junto à coordenação da Rede com os seguintes representantes: Amanda Sena (ICED-Teixeira de Freitas), Josevaldo Almeida (Conceição do Coité), Gerry Andrade (Território de Irecê), Orley Silva (ICED-Teixeira de Freitas) e Adriano Cenci (NEOJIBA-Coordenador da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia).

“Com essa comissão, a RPO pode pensar ações para todos os territórios de identidade do nosso estado com um olhar e a percepção de quem está lá nos mais distantes lugares desse continente chamado Bahia.” ressaltou o Maestro Orley Silva.


Deixe seu comentário