Teixeira
de freitas

Lançada a pedra fundamental da Academia Teixeirense de Letras


O lançamento da pedra fundamental da Academia Teixeirense de Letras (ATL) aconteceu durante a abertura do VI Encontro dos Poetas, na noite da última quinta-feira, 10 de dezembro, no Espaço Cultural da Paz, em Teixeira de Freitas.

11/12/2015 - 14h54Por: Subahianews/Redação

“A Academia Teixeirense de Letras está acontecendo. O sonho, finalmente, vai virar realidade”, disse o poeta e jornalista A. Zarfeg, que lidera o movimento pró-fundação.

Segundo Zarfeg, a ATL será nos moldes das academias tradicionais, como a Academia de Letras da Bahia, e disponibilizará 40 vagas para os chamados acadêmicos efetivos. Esses membros, por sua vez, virão dos 13 municípios que compõem o Território do Extremo Sul e que têm Teixeira de Freitas como capital.

“Teixeira de Freitas, onde a Academia ficará sediada, terá direito a 25 cadeiras, as outras 15 serão distribuídas entre as demais cidades, como Alcobaça, Itamaraju, Medeiros Neto e Itanhém”, informou Zarfeg. A ATL ainda terá espaço para os chamados acadêmicos correspondentes, que virão de outras academias e de outras cidades que não aquelas que fazem parte da área de abrangência da instituição literária teixeirense.

“Como toda academia, a ATL tem a missão de difundir as letras nacionais e incentivar a produção literária em Teixeira e nas outras 12 cidades que se localizam na sua área de abrangência”, concluiu Zarfeg.

O evento de lançamento da Academia Teixeirense de Letras contou com a presença de artistas teixeirenses como o romancista João Rodrigues Pinto, poetas João Carlos, Silvio Castro Rosas e Cynara Novaes, das professoras e escritoras, Enelita Freitas e Cristhiane Ferreguett e do jornalista e escritor Athylla Borborema.

A ATL será instalada oficialmente no dia 14 de março de 2016, data do nascimento do poeta baiano Castro Alves, escolhido patrono da instituição.

VI encontro dos poetas

O encontro iniciado nesta quinta-feira, 10, vai até o dia 13 de dezembro. O evento conta com mostra de artesanato, artes plásticas, cantoria, ciranda, lançamento de CD, lançamento de livros, poesias, teatro popular, torneio de xadrez e varal poético.

Confira a programação e participe!

11/12 – Oficinas de cartões, às 9 horas

Torneio de xadrez, às 18 horas

Show canto da terra

12/12 – Mostra de resultado da Oficina de Cartões

Ensaio de cirandas, às 9h30

Torneio de xadrez, às 10 horas

Programação infantil, às 16h30

Mestre Dema e flautas da paz lançamentos de CD Zé Alves, Grupo Viola de Bolso


Deixe seu comentário