Desenvolvimento

IF Baiano inicia a IV edição do ENCONTEC em Teixeira de Freitas

15/09/2017 - 12h45Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

Autoridades e representantes de diversos segmentos participaram da abertura do evento

O Instituto Federal Baiano abriu nesta sexta-feira, 15 de setembro, a IV edição do Encontro de Técnicos e Produtores Rurais (IV ENCONTEC). O evento que acontece até o sábado, 16, discute o tema, “Agricultura, Pecuária e Florestas: Integração e Desenvolvimento”, e além de Teixeira de Freitas, abrange demais municípios do extremo Sul da Bahia.

Com palestras, minicursos e oficinas, o ENCONTEC tem a finalidade de proporcionar capacitação aos produtores rurais da região, técnicos e estudantes das áreas agrárias, difundindo conhecimentos técnicos e, ao mesmo tempo, fortalecendo o papel do IF Baiano junto aos arranjos produtivos, sociais e culturais do Extremo Sul da Bahia.

Reitor do IF Baiano, Geovane Nascimento presidiu a abertura

O cerimonial de abertura desta sexta-feira, contou com a participação do Reitor, Geovane Nascimento, do diretor do campus Teixeira, Marcelito Trindade, do diretor do Campus Senhor do Bonfim, Aécio José, do presidente do ENCONTEC, Jobison Pimental, representantes dos sindicatos rurais, do prefeito Timóteo Brito, do chefe de Gabinete do município, Herbert Chagas, do coordenador Regional do Sebrae, Alex Brito, secretários municipais e vereadores.

O diretor, Marcelito Trindade destacou a importância do IF Baiano para a região

Para o sábado, o evento promove o seminário: “Rentabilidade na Produção de Leite”, com três grandes pesquisadores. Leovegildo Lopes de Matos, pesquisador da EMBRAPA Gado de Leite há mais de 42 anos, abordará aspectos gerais da produção de leite nas condições de Brasil com a temática produzir leite ganhando dinheiro.

O prefeito Timóteo destacou a importância da implantação do curso de Agronomia

Rogério de Paula Lana, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa MG, tem desenvolvido diversas pesquisas sobre respostas ao uso de nutrientes, tendo publicado diversos artigos e livros nas últimas décadas e abordará o tema: “Respostas de vacas leiteiras ao uso de nutrientes e seus impactos sobre a rentabilidade do sistema”.

Chefe de Gabinete Herbert Chagas, Secretário Flávio Guimarães e Alex Brito Coord do Sebrae

José Reinaldo Mendes Ruas, pesquisador por vários anos da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) de Felixlândia, com sistema de produção de leite utilizando vacas mestiças F1 Holandês/Zebú, é hoje professor da UNIMONTES campus Janaúba. Ele trará resultados de mais de 15 anos de pesquisas com produção de leite utilizando gado mestiço.


Deixe seu comentário