Saúde

Hospital Municipal de Teixeira já realizou mais de 400 cirurgias em 20 dias

28/06/2017 - 11h33Por: Redação Sulbahianews

Com a reativação de duas salas cirúrgicas e a aquisição de novos equipamentos, a unidade conseguiu realizar mais de 400 cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia (vesícula) nos últimos 20 dias. Esse mutirão de cirurgias eletivas que beneficia o extremo sul da Bahia é fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde.

Uma das beneficiadas foi a moradora de Santa Cruz de Cabrália, Dinah Santos Souto. Ela passou por uma cirurgia de hérnia. Segundo Dinah, o problema foi diagnosticado em 2010. “Já tinha procurado atendimento outras vezes, mas não dava encaminhamento. Com o mutirão consegui fazer a cirurgia rapidamente. Desde o pré-operatório até depois do procedimento fui muito bem tratada e orientada pelos profissionais”, afirma Dinah.

De acordo Mateus Simões, um dos responsáveis pela gestão do hospital, maternidade e UPA do município, afirmou ter dado total apoio ao projeto desde o início. “Após manutenção e aquisição de novos itens, foi possível colocarmos em funcionamento todas as salas cirúrgicas, o que nos permitiu ampliar a quantidade de procedimentos por dia”, pontua o diretor-executivo.

Mutirão

Iniciado em setembro de 2016 pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras, o Mutirão de Cirurgias já beneficiou mais de 7 mil baianos de 213 municípios, cujo destaque é o atendimento integral. O paciente realiza exames e consultas pré-operatórias até o pós-operatório, com a garantia de dispensação dos medicamentos necessários para a recuperação completa do paciente. “Mais importante que os números, é a possibilidade de devolução da qualidade de vida a cada um que é atendido no Mutirão. Alguns deixam até mesmo de fazer coisas simples no dia a dia por conta dos problemas de saúde. Essa ação tem conseguido trazer de volta a alegria não só dos pacientes, mas também dos familiares”, avalia o secretário municipal de saúde, José Archângelo.


Deixe seu comentário