Confira

Galeria Motirô realiza exposição de arte neste sábado no PátioMix

26/10/2019 - 07h30Por: SulbahiaNews

O Coletivo das Artes Motirô, em parceria com o Shopping PátioMix, apresenta na Galeria Motirô a Exposição “Expressões: Eu sou de Vanguarda” com estudantes do 9º ano da Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto,  resultado do projeto desenvolvido nas aulas de Arte no II trimestre de 2019 sob orientação da professora Katia Aslene Dutra, sobre os movimentos das Vanguardas Europeias, Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Dadaismo, Futurismo, Surrealismo, abstracionismo. Juntos, esses movimentos influenciaram a arte moderna mundial, desde a pintura, escultura, arquitetura, literatura, entre outros.

A mostra conta com 35 telas, de 80 x 120, fruto da pareceria com o artista Giberto Bahia na confecção dos chacis. As    releituras foram produzidas pelos estudantes a partir das obras de renomados artistas da História da Arte com o objetivo de conhecer os movimentos artísticos culturais do início do século xx fazendo um comparativo com a sociedade da época com a sociedade atual.

As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo, assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos.

No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.

A Escola Clélia possui 7 turmas de 9° ano, nos turnos matutino e vespertino, totalizando mais de 250 estudantes envolvidos no projeto. As turmas foram divididas em grupos, cada um estudou um movimento das vanguardas, estabelecendo relações com a sociedade atual, vários temas foram abordados, entre eles o meio ambiente e as novas tecnologias.

O projeto contou com total apoio das diretoras Leiliane Chaves, Sirleth Santos e Magda Rocha e das coordenadoras pedagógicas Maria Bethania e Helena Apolônio, dos professores e demais   funcionários da escola.

A abertura da exposição será às 19 horas do dia 25, na Galeria Motirô no Shopping Pátio Mix.  O horário de funcionamento no sábado, 26, será das 14 às 22 horas, e no domingo das 15h às 22 horas.


Deixe seu comentário