Sustentabilidade

Fibria promove oficina de agrofloresta para agricultores

11/08/2016 - 09h55Por: Sulbahianews/Ascom

Agricultores de comunidades do extremo sul da Bahia participaram, em julho, de uma oficina de agrofloresta, conhecendo diferentes técnicas que podem contribuir para a melhoria de suas práticas agrícolas. A atividade teve o apoio da Fibria, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), realizado com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar.

Os sistemas de agroflorestas são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas, que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação e otimiza a produtividade a ser obtida.

A oficina aconteceu na comunidade de Canabrava, Alcoçaba (BA) e foi ministrada pela equipe técnica da Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais, consultoria especializada que apoia o PDRT. Participaram 35 agricultores de quatro associações de Alcobaça e duas de Caravelas.

Dentre as atividades desenvolvidas na oficina, foram preparados canteiros-esponja, técnica em que há maior acúmulo de água, proporcionando um ambiente mais fresco e favorável ao desenvolvimento das plantas. “Esse sistema exige menor uso de água”, diz Narcisio Luiz Loss, consultor de Sustentabilidade da Fibria.

Os participantes da oficina também conheceram o plantio e manejo de faixas agroflorestais, plantadas a cada cinco metros de extensão. A finalidade das faixas é dar mais conforto às plantas e produzir matéria orgânica (biomassa) para realimentar o sistema agroflorestal, por meio de podas programadas para manter a luminosidade.

Os agricultores visitaram, ainda, uma horta em Canabrava, para compreenderem todo o processo de melhoria de fertilidade do solo e os consórcios entre plantas (plantas companheiras e antagônicas). Por último, tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas de implantação de agrofloresta, com o objetivo de produzir frutas.

Sobre o PDRT – O Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) tem como objetivo capacitar agricultores familiares, organizados em associações para desenvolver cultivos diversos e a criação de pequenos animais, contribuindo para incrementar a renda das famílias. O programa é a principal ferramenta de engajamento da Fibria com as comunidades vizinhas às suas operações. Os agricultores recebem assistência técnica e estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo e reduzido impacto ambiental, além de incentivo e orientação para o acesso dos produtores a políticas públicas, ampliando as possibilidades de comercialização dos produtos.

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint operation com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros. Para mais informações, acesse www.fibria.com.br.


Deixe seu comentário