Mulher

Feminicídio: Campanha de 2016 abordará conscientização sobre Assédio

joooo
28/09/2016 - 11h26Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

As Filhas de Jó Internacional é uma organização que foi criada no dia 20 de outubro de 1920, pela senhora Ethel Theresa Wead Mick nos Estados Unidos da América, em Omaha, Nebraska.

Trata-se de uma instituição paramaçônica presente no Brasil, EUA, Canadá, Austrália e Filipinas, destinada à jovens do sexo feminino entre 10 a 20 anos incompletos, visando o aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual, desenvolvendo a liderança e buscando conhecimento.

Seus ensinamentos são baseados em estudos bíblicos sobre a vida de Jó, especificamente no capítulo 42, versículo 15, “Em toda, não houve mulheres tão justas como as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos”.

A passagem bíblica foi traduzida para o Brasil pelo maçom Alberto Mansur em 13 de março de 1993, a Ordem está presente na Bahia desde 23 outubro de 1993, com a instalação do primeiro Bethel baiano, o Bethel 01 “Rosas do Oriente” da cidade de Paulo Afonso.

Segundo dados, a Bahia é o segundo estado do Brasil com o maior número de Bethéis: 26 Betheis ativos. Em Teixeira de Freitas a Ordem está presente com um Bethel de número 28, denominado Luzes do Amanhã, que foi instalado em 31 de maio de 2014.

Como uma organização feminina, as Filhas de Jó Internacional visa o aperfeiçoamento moral de seus membros. O antigo Conselho Guardião Jurisdicional da Bahia, em parceria com o Bethel Jurisdicional da Bahia e todos os demais Bethéis do estado, realizaram no ano de 2012 a campanha em combate à violência contra a mulher, cujo principal objetivo é explanar a triste realidade que, já considerada pela ONU como um surto global, ainda está presente na realidade baiana.

No ano de 2014 a campanha ganhou a temática “Flores de 64” em virtude da comemoração dos 50 anos do fim da Ditadura Militar no Brasil. À vista disso, ficou decidido que a cada ano será aborda uma temática que desenvolva a campanha de forma dinâmica para que os Bethéis da jurisdição baiana, através de seus membros, busquem cada vez mais cumprirem com o seu papel social.

Em 2015, as Filhas de Jó da Bahia trabalharam com o tema “Feminicídio no Brasil: conhecendo a nova lei e seu avanço social” a partir da lei 13.104/5, recentemente aprovada. No entanto, foi realizado um estudo mais detalhado sobre a importância social que foi o reconhecimento do feminicídio no Brasil.

Em 2016, Campanha falará sobre o crime dados desse triste fato no país e como funciona a nova lei? O Comitê da Campanha em Combate à Violência Contra a Mulher estabeleceu como tema para o ano de 2016 “Assédio – Rompa o Silêncio: Denuncie!”.

Assédio é todo o comportamento indesejado, baseado em fator de discriminação, praticado quando do acesso ao emprego ou no próprio emprego, trabalho ou formação profissional, e outros, com o objetivo ou o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetando a sua dignidade, ou de lhe criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.  Pode ser, entre outras classificações, moral e sexual.

“Tendo ciência de que ainda existem dúvidas quanto à caracterização de uma atitude como assédio, e que ele constitui um problema recorrente no dia a dia de diversas pessoas, principalmente do sexo feminino, devido a determinadas atitudes que ainda se fazem presentes corriqueiramente na vida de inúmeras mulheres, as Filhas de Jó Internacional, enquanto instituição formadora de jovens meninas com o poder de modificar o meio em que estão inseridas tem o dever de difundir informações com o intuito de sanar quaisquer dúvidas e combater o assédio em seus mais variados contextos” Afirma a entidade.

Nesse contexto, a organização acredita na necessidade de sensibilizar a população, a fim de que, todos tomem nota de que a recorrência de atitudes que tendem ao assédio e o assédio propriamente dito não podem cair na normalidade, essas atitudes devem ser abominadas, tendo em vista os danos que tal comportamento pode causar na vida de uma vítima, interferindo em toda uma história, vida profissional, estudos, e etc. Enfim, o futuro de alguém pode ruir por conta de uma “brincadeira”. Não fique calado, Rompa o silêncio: Denuncie! Assédio é crime!


Deixe seu comentário