Triste

Especial Sulbahianews: Será que vivemos numa sociedade suicida?

destaque
29/09/2016 - 09h29Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

O Suicídio está entre as três principais causas de morte de jovens no mundo, diz OMS (Organização Mundial da Saúde). Depressão é uma doença séria, se estiver com sintomas procure ajuda.

Em uma publicação no site Brasileiro de Fato, relatou um estudo feito na Universidade de Zurique e apontou o desemprego como a causa de um em cada cinco suicídios no mundo. O estudo analisou dados da OMS, sobre a mortalidade em 63 países entre os anos de 2000 e 2001 e descobriu que aproximadamente 45 mil suicídios estavam relacionados ao desemprego.

Brasil, o índice perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças). Em todo o mundo, entre os jovens, a morte por suicídio já é mais frequente que por HIV. Entre idosos, assim como entre pessoas de meia-idade, os índices também avançam.

Foram divulgados outros dados que confirmaram que o número de suicídios vem crescendo mundialmente, sendo classificados como as dez principais causas de morte no mundo, só no meio dos jovens é classificado entre as três causas principais.

Mas será então que todos vivem numa sociedade suicida? É visível o enorme potencial que o capitalismo possui para lançar pessoas à beira do abismo.

Entenda: Todos os dias são possíveis observar no ambiente de trabalho que o cotidiano está submetido à exploração, opressões de gênero, raça, etnia e sexualidade. Apesar de o país ser extremamente desenvolvido, ainda existe desigualdade racial e preconceito.

Para piorar ainda mais, o momento que o país atravessa não é um dos melhores. No entanto, em momentos difíceis como esse, é preciso resistir. Porque se é verdade que a sociedade capitalista é uma sociedade suicida, é necessário estar de pé no dia em que essa forma desumana de vida ter seu último suspiro.


Deixe seu comentário