Protagonismo
social

Cristhiane Ferreguet: A Protetora!

16/04/2017 - 16h35Por: Sulbahianews/Eleandra Machado

Olá minha gente!!! Tudo bem com Vocês? Estou adorando esse novo formato da coluna, esse formato está possibilitando conhecer trabalhos incríveis que temos na nossa Cidade. No nosso texto passado, conhecemos um pouco da Vida e da profissão da Professora Cristhiane Ferreguet. E conforme prometido teríamos uma outra parte para compreender o protagonismo social desta mulher tão completa e tão inspiradora. Hoje iremos conhecer a Mulher Protetora, Corajosa que justamente a uma equipe de pessoas unidas pelo mesmo ideal: a Causa animal se uniram para fazer acontecer aqui em Teixeira. Sempre vou me lembrar de uma fala da Cristhiane na Câmara em um evento que ela abordou as feridas narcísicas do ser humano.

Ela disse ( parafraseando):  “Um dia o homem pensou ser o centro do universo: descobriu que não era! o planeta terra não é o centro; Pensou também ser o centro da Criação, feito imagem e semelhança de Deus, então Darwin nos conduziu a pensar outras hipóteses;  depois o homem acreditou ser, um ser liberto e Freud apresentou o inconsciente e descobrimos também que somos regidos por ele.  E hoje, temos que aprender a dividir e conviver com harmonia e respeitando a vida de outros seres vivos, os animais. O planeta não pertence somente a nós humanos.”

Bem, quem é de verdade reconhece quem é de verdade! Me arrepiei com essa fala… Foi o início de uma admiração que não para de crescer por essa Mulher!

Vamos conhecer???

Dias atrás falei, sucintamente, da minha trajetória como professora, pesquisadora e escritora. Agora vou contar sobre a Cristhiane Protetora dos animais (ou cachorreira, para os íntimos…). Quando minha família veio para Teixeira de Freitas (1979) eu e meus irmãos erámos crianças e a cidade era uma simples vila. Acompanhamos a emancipação e o crescimento da cidade. Nenhum dos prefeitos eleitos, desde a emancipação da cidade (1985), teve a preocupação de implantar políticas públicas em prol dos animais. Isso colaborou para a multiplicação de animais, cães e gatos, em situação de abandono e maus tratos.

Diante da omissão do poder público comecei a fazer a minha parte. No início de 1995 construí um pequeno canil nos fundos da minha casa e comecei a regatar cães em situação de abandono. Pegava, cuidava e doava, um de cada vez. A primeira cadelinha resgatada foi uma vira-lata pretinha e se chamava Lua. Esse trabalho de formiguinha era pequeno demais diante da necessidade da cidade.

Um grande salto aconteceu anos depois com a institucionalização deste trabalho. A Ong Ser”Luz foi fundada em 2002 visando estudos de autoconhecimento, posteriormente começamos a trabalhar com questões ambientais. Em 2010 assumi a presidência e propus a modificação do seu Estatuto, ampliando os trabalhos para a proteção animal. Com apoio da sociedade instalamos o primeiro canil para animais em situação de abandono e o trabalho foi divulgado e ampliado.

Em 2012 fui morar em Porto Alegre (RS) por conta do meu doutorado e conheci o trabalho de muitas Ong’s e também um interessante trabalho municipal. Lá existe a Secretaria de Defesa Animal – SEDA e um serviço de castramóvel (um ônibus adaptado que se transformou em uma clínica veterinária sobre rodas). Voltei com muitas ideias e esperanças…

Visando ações mais rápidas e efetivas, eu e um grupo de protetores fundamos a ONG NOSSA ARCA. A Nossa Arca nasceu com uma proposta diferente, não pretendemos ter sede física, nem canil ou gatil. Nosso foco é a castração, pois compreendemos que ela é extremamente necessária para controlar o número de animais em situação de abandono e maus tratos. Enquanto resgatamos uma cadela ou gata, outra está parindo dez novos animais. Precisamos quebrar esse ciclo.

Aqui em Teixeira, além dos animais sem donos – os chamados “cães de rua” – existem também os semidomiciliados, ou seja, aqueles que apesar de terem dono circulam livremente pelas ruas. Estes animais semidomiciliados, assim como os “cães de rua” apresentam uma alta taxa de natalidade.

Os membros e pessoas simpatizantes contribuem com um pequeno valor mensal e todo dinheiro arrecadado é usado para castrar animais em situação de abandono e de pessoas de baixa renda.

Ano passado, objetivando realizar o PRIMEIRO MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE TEIXEIRA DE FREITAS, a Ong Nossa Arca e um grupo de jovens do Projeto Forró em Casa se mobilizaram para arrecadar fundos através de uma festa de forró intitulada 1º Forró Pet Serra, que ocorreu no Clube Jacarandá no dia 19/11/2016 com venda de mesas e ingressos para os shows da banda Os Cangaceiros, de Eunápolis/BA e Alberto Costa e Banda Savana, ambos de Teixeira de Freitas/BA. Foram realizadas três apresentações de dança: Arnaldo Lima; Emille Camila; Alexandra Bonfim e Felipe Abreu, sendo este último de Salvador.

A festa foi um sucesso e arrecadamos dinheiro para castrar 60 animais (30 gatas e 30 cadelas) em situação de abandono e também animais de pessoas de baixa renda sem nenhum custo. Contamos com a parceria de três clinicas veterinárias: Quatro Patas, Zoopet e Spa Dog. Vamos repetir a festa ainda este ano e esperamos ter um resultado ainda melhor.

Hoje a ONG NOSSA ARCA conta com mais de 35 protetores atuantes em seu trabalho. Esses protetores abrigam em suas casas mais de 180 animais, todos resgatados das ruas da cidade. Além disso nos últimos meses também assistimos 9 cavalos em situação de maus tratos.

O trabalho com protetora e presidente da ONG NOSSA ARCA requer muito tempo e isso prejudica um pouco minha vida profissional. Mas sinto-me feliz por cada vida que ajudo a salvar, eu acredito que nossa felicidade é feita de uma harmonia entre nossos pensamentos/sentimentos e nossas ações. Não seria feliz se me dedicasse apenas à minha vida pessoal e acadêmica.

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.


Deixe seu comentário
Coluna
Protagonismo Social

Eleandra Machado. Psicóloga Organizacional e do Trabalho. Psicoterapeuta Familiar e Conjugal. E professora do ensino superior e tecnico. Militante dos Direitos Humanos.

Veja mais textos