Teixeira
de freitas

Criada a Academia Teixeirense de Letras; Castro Alves é escolhido patrono-geral

16/03/2016 - 10h42Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

A Academia Teixeirense de Letras foi criada, oficialmente, na última segunda-feira, 14 de março, dia do aniversário do poeta baiano Castro Alves, que foi escolhido patrono-geral da instituição. Já o poeta e jornalista A. Zarfeg foi eleito primeiro presidente da ATL.

A instituição, que começa com oito membros efetivos fundadores, terá 40 cadeiras distribuídas entre as cidades que compõem o chamado Território de Identidade do Extremo Sul, do qual fazem parte Teixeira de Freitas, Itanhém, Alcobaça, Prado, Itamaraju, Caravelas, entre outras.

“Teixeira de Freitas, sede da ATL, tem direito a 25 cadeiras, enquanto os outros 12 municípios ficam com as outras 15 cadeiras”, disse Zarfeg à reportagem do Sulbahianews.

De acordo com Zarfeg, todas as cadeiras terão patronos, que são pessoas já falecidas que fizeram muito pelas suas comunidades e, por isso, serão imortalizadas pela instituição lítero-cultural.

Apesar do nome, a ATL é regional e deverá se tornar uma referência literária e cultural e motivo de orgulho para os artistas e moradores do Extremo Sul.

A cerimônia de instalação está marcada para o dia 4 de junho de 2016, a partir das 19 horas, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

A diretoria, com mandado de dois anos, é composta por Almir Zarfeg (presidente), Athylla Borborema (vice-presidente), Cristhiane Ferreguett (secretária), Celso Kallarrari (tesoureiro).

Os outros 32 Membros Efetivos já estão sendo convocados através de uma carta-convite, à qual devem responder até o dia 31 de março.

O Conselho Fiscal é composto por Carlos Andrade, Marcus Aurélius e Ramiro Guedes.


Deixe seu comentário